Cuidados básicos
  • O que é a Candidíase Vaginal
    A candidíase vaginal é uma infeção ginecológica, provocada por um fungo (Candida albicans). Este fungo normalmente vive na pele e dentro do corpo (boca, garganta, intestino e vagina), sem provocar problemas. Contudo, por vezes, se o ambiente no interior da vagina se alterar de forma a estimular o seu crescimento, este pode multiplicar-se e causar uma infeção.
  • Candidíase Vaginal – Como prevenir e tratar
    O tratamento da candidíase vaginal é recomendado a mulheres e parceiros que também tenham sintomas e é feito com medicamentos antifúngicos, disponíveis na farmácia, sob a forma de creme, comprimido vaginal, óvulo ou por via oral. Os cremes, aplicados externamente, ajudam a acalmar sintomas como, por exemplo, a comichão.
  • Distúrbios do sono: a insónia
    De acordo com a Associação Portuguesa de Sono, cerca de metade da população portuguesa é afetada por distúrbios (perturbações) do sono, sendo o principal a insónia, que afeta 25% da população.
  • Melatonina – A hormona do “sono”
    A melatonina é uma hormona que regula o ciclo sono-vigília – um padrão diário que determina quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.
  • Porque é que ressono?
    Quantas vezes já acordou, ou foi acordado pela sua cara metade, devido ao conhecido “ressonar”?
  • Ácido Fólico na Gravidez: será a suplementação necessária?
    Um novo membro da família a caminho implica, para a mãe, alguns cuidados extra a ter durante a gravidez.
  • À mesa: Escolhas saudáveis em período de festas – 10 Sugestões
    Na época das festas não é fácil resistir à tentação e o consumo alimentar altera-se frequentemente, havendo, por vezes, excessos.
  • Como tratar uma verruga?
    Algumas verrugas podem desaparecer sem tratamento (comum no caso das crianças), mas outras não. E, mesmo essas verrugas que eventualmente desaparecem podem levar meses, ou até mesmo anos, até desaparecerem!
  • O que são as Verrugas?
    Por vezes, desagradáveis e inestéticas, as verrugas são infeções na camada superior da pele ou mucosas, causadas por vírus (da família do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. Contudo, são mais frequentes nas crianças e adolescentes.